terça-feira, 28 de maio de 2013

EM PLENA AULA???

Já se sabe que o avanço da tecnologia impõe um novo desafio aos agentes da educação, sobretudo na rede de ensino fundamental e básico, no que diz respeito ao uso incessante e descontrolado de aparelhos eletrônicos por parte dos alunos em sala, comprometendo assim a qualidade do ensino por parte dos professores e a compreensão, pelos colegas, do conteúdo ensinado durante as aulas. Entretanto, atualmente já se percebe uma certa inversão de valores no que tange a importância que o uso de tais aparelhos podem ter em determinadas situações letivas. Diante dessa nova realidade, torna-se importante questionar, até que ponto a proibição do uso de aparelhos eletrônicos em sala colabora para que se alcance um melhor rendimento dos alunos durante as aulas. Não poderia tambem esta recusa, incessante e descontrolada, por parte dos professores aos seus alunos na realidade de ensino, estar causando um efeito inverso?        

2 comentários:

  1. Creio, meu caro amigo, que ter uma resposta precisa para essas perguntas não é tão fácil. Acho que seria bom viver essa experiência de perto para poder se posicionar. É tenso isso! Rsrsrsrsrsrsr!

    ResponderExcluir
  2. Fabio querido,
    Vamos melhorar e aprofundar essa análise. Vamos buscar trazer outros elementos para fortalecer a sua reflexão..
    Acho que tem uma contradição no seu texto - você começa falando sobre o uso descontrolado dos aparelhos eletronicos por parte dos alunos em sala de aula - que aparelhos são esses? Que uso descontrolado é esse?

    Depois você coloca sobre a importância do uso desses "aparelhos" para determinadas situações letivas. Vamos qualificar essa reflexão? Veja que o que estamos discutindo é que precisamos pensar nas práticas pedagógicas para que as tecnologias possam ser utilizadas explorando suas possibilidades e potencialidades.

    Vamos pensar que colocar as tecnologias na escola é condição necessária, mas insuficiente se não existe transformaçõres e mudanças na velha praticas ... Essas tecnologias somente serão aliadas quando se pensar no rompimento do modelo tradicional de escola, com trocas entre alunos, com trocas de experiências e ideias...

    Pensar que as possibilidade que as tecnologias podem desencadear o desenvolvimento de diversas praticas, pode gerar contexto dinâmico que permita emergir o novo, o diverso, o desafio, o complexo, o impensado, e dessa forma, termos processos e praticas mais significativa, tanto para professores quanto para alunos...

    Vamos pensar um pouco nessas questões?
    abraços
    Sule Sampaio

    ResponderExcluir