quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Um blog no fim do túneo



Os blogs são bastante conhecidos por sua capacidade de promover interação por parte de quem posta as notícias, e por parte de quem as lê, mais importante que isso, permitem de um modo mais simples e prático, complementando com imagens, vídeos, entre outros elementos midiáticos, um compartilhamento de idéias acerca dos materiais publicados, entre ambos os participantes destes espaços. Sendo assim, eu me pergunto: Porque não levar essa realidade para a sala de aula? Porque não
utilizar o blog para contribuir com a aprendizagem dos meus alunos?

Cada vez mais educadores vem explorando essa ferramenta e o seu potencial pedagógico que permite uma importante troca de conhecimento entre alunos e professores, além de contribuir para que ambos possam se reciclar, atualizar e partilhar conhecimento.
Como demonstrado por Maria Helena Silveira Bonilla em "Reflexão entre professores em blogs: passos para novas educações":

"(...)O professor blogueiro geralmente não se envolve em apenas um projeto. Existem professores que alimentam vários blogs, cada um com uma pretensão diferente, o que demonstra as diferentes articulações dos blogs com a prática pedagógica (...)"

possibilitando uma potencialização contínua de reflexão e compartilhamento de ideias entre professor e aluno, aluno e professor, professor e professor, aluno e aluno...
Essa é uma grande iniciativa para aqueles que têm consciência da necessidade de repensar o papel do professor em sala de aula no contexto cada vez mais presente das TICs como realidades na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário